Buscar em:

Carbonox

APRENDA



Para quê serve um Tumbler?

10/11/2017

1 - Para que serve um tumbler, no que ele vai me ajudar?

Basicamente, a função de um tumbler é massagear e agregar temperos, saborizantes, amaciantes e qualquer produto solúvel à carne desejada.
Fazendo uma analogia com um processo de cozinha antigo, “quando nossas mães ou avós batiam o bife e davam aquela temperada”, grosseiramente falando é isso que o tumbler faz.
O processo de tombamento interno faz o massageamento da carne (daí vem o nome tumbler, de tombar), ela vai sendo trabalhada proporcionando maior maciez. Num segundo momento o vácuo do equipamento ajuda a abrir as fibras da carne, ajudando tanto no massageamento quanto na absorção dos agregados.
O produto final sai com uma maciez muito maior e com os temperos distribuídos de forma uniforme, agregando qualidade ao paladar de quem vai consumir.
Então podemos afirmar que o tumbler a vácuo realiza o processo de massageamento e adição homogênea de agregados, sejam eles temperos, amaciantes ou agregados proteicos a diversos tipos de carnes. Eles podem ser utilizados com carne bovina, ovina, suína, aves e pescados.

2 - Quanto tempo leva o processo de tambleamento?

Depende de vários fatores. O tipo de carne, tratamento alimentar do animal abatido, tempo post mortem e refrigeração da carne pós abate, além dos temperos que se deseja agregar. O equipamento em si, vai fazer o básico, girar para um lado, para outro, gerar vácuo e tombar a carne. O desenvolvimento da receita é de responsabilidade exclusiva do cliente.
Como solução a essa pergunta, indicamos que o cliente trabalhe juntamente com um engenheiro ou técnico em alimentos, o fornecedor dos temperos ou agregados e o fornecedor do equipamento.
Para auxiliar nessa questão que é um dos grandes entraves para quem deseja iniciar um estudo para processo de tambleamento, a Carbonox possui equipamentos piloto para testes, entrando em contato com nossa equipe comercial o cliente terá maiores informações de como podemos ajudar.

3 - Como funciona o equipamento?

O equipamento é construído basicamente em aço inox, possui opção para reversão de sentido de giro, bomba para geração de vácuo e temporizador para que o processo ocorra sem necessidade de um operador monitorar tempo, otimizando mão de obra. Para equipamentos e demandas maiores e diversas, o equipamento contempla painel para formação e arquivamento de receitas, com tempo com vácuo, tempo sem vácuo e reversão de giro, podendo ser salvas na memória diversas receitas pré programadas.

Confira o vídeo