Carbonox

APRENDA



O que é um lava botas? Informativo sobre barreiras sanitárias

10/11/2017

Lavadores de botas - Itens básicos para qualquer barreira sanitária pois as botas podem trazer contaminantes externos para os setores de produção. Os modelos de lavadores podem ser de passagem opcional (encostados na parede) ou passagem obrigatória (lavadores tipo passarela com ou sem catraca).

Os lavadores de passagem opcional são os mais utilizados devido ao baixo custo, tem opcionais como dosador automático de detergente que garantem ainda mais a limpeza e apresentam baixo índice de manutenção, basicamente troca periódica de escovas devido ao desgaste pela utilização.

Uma barreira sanitária completa pode ser composta por diversos equipamentos - Lavador de botas - Lavador de mãos - Aspersor de sanitizante - dependendo do sistema de fiscalização/ inspeção que se deseja atender - SIF, SIE, SIM, SISPOA, lista geral para exportação podem ser exigidos mais ou menos níveis que podem implicar em mais ou menos opções de equipamentos, visando garantir o máximo de sanidade na produção alimentícia.

Um questionamento frequente tanto com relação a lava botas de parede como lava mãos refere-se ao número de posições ideal. Nos lava botas é determinado pelo número de escovas, nos lava mãos o número de torneiras. Para determinar a quantidade, deve-se verificar o número de colaboradores no horário de maior pico de utilização (partida/ saída ou troca de turno) e o tempo médio que um colaborador leva para efetuar a higienização das botas e das mãos.

Para maiores esclarecimentos sobre equipamentos utilizados em barreiras

Visualize o arquivo de texto






topo