Buscar em:

Carbonox

APRENDA



O que é um Tunel de Encolhimento?

01/02/2020

O que é o processo de encolhimento de embalagens?

O Tunel de Encolhimento por imersão em água quente, é o equipamento responsável por realizar o encolhimento do filme plástico que embala carnes e queijos. Essas embalagens são utilizadas para promover maior retenção de líquidos nesses alimentos, pois a perda de líquido (exsudação) provoca a perda natural das propriedades do alimento, reduzindo sua qualidade e por consequência reduzindo seu tempo de prateleira.
Dessa forma, podemos afirmar que uma das principais vantagens do processo de encolhimento da embalagem envoltória de carnes e queijos é aumentar a vida útil do produto, assim como sua qualidade pois preserva suas características gerais de sabor.
O Tunel de Encolhimento é geralmente posicionado na linha de produção logo após a seladora a vácuo, outro equipamento que ajuda a reduzir a perecibilidade do alimento. A ação conjunta dos dois equipamentos evita a oxidação e a exsudação, resultando em qualidade e maior shelf life.

Como funciona o Tunel de Encolhimento?
O equipamento consiste em uma esteira taliscada com controle de velocidade, que imerge a carne ou o queijo já embalado com um saco termoencolhível e selado em água quente. Essa água quente promove o encolhimento da embalagem, saindo pela esteira transportadora rapidamente e passando por um jato de ar na saída para retirar o excesso de água na peça. O Tunel de Encolhimento realiza um processo contínuo, sendo indicado para alta demanda de produção. O controle de temperatura da água é automático e digital, assim como o reabastecimento do nível de água, que é executado por uma válvula tipo bóia.

O equipamento também é totalmente em aço inox, com acabamento sanitário, atendendo todas as normas regulamentadoras.

Consulte nossa equipe técnico comercial para maiores informações.

Confira o vídeo